Voltar
Massaru News
Publicado em 25/10/2018
Como formar o hábito da organização?
Fonte: gabrielabrasil.com
Se tornar uma pessoa organizada é assumir um compromisso com a instauração de um novo hábito, afinal não de um dia para o outro que você vai se tornar a pessoa mais organizada do mundo.
Assim como qualquer hábito novo é preciso se comprometer com a inclusão do hábito na rotina. É como acordar cedo para correr ou ainda cortar o açúcar da alimentação. Você pode sim fazer um pouquinho por dia e aos poucos este hábito vai se tornando uma realidade. Este é um processo que leva tempo, que leva reflexão, que leva análise de muita coisa. Organizar é entrar em contato com os seus desejos mais profundos, com as suas vontades, com os seus sonhos. É também entrar em contato com os seus erros, com as falhas, com as frustrações, com as coisas que não deram certo, com as coisas que já se foram. Pode ser sim muito difícil. Mas assim como tudo na vida, quando insistimos, podemos encontrar benefícios muito maiores do que o medo já foi um dia.
Ser uma pessoa organizada leva tempo, mas este caminho já foi trilhado por muitas pessoas que tem muito a nos ensinar. S. J. Scott, em seu livro “Organize em 10 minutos”, compartilha conosco 8 passos para formar o hábito da organização. Vou dar dicas de como fazer cada passo na prática e colocar a organização para funcionar na sua rotina, complementando a lista oferecida pelo autor. Vamos lá:
1. Concentre-se no Hábito de Organizar
Inclua no seu dia a atividade de organizar por 15 minutos. Neste tempo você vai destralhar, organizar e planejar. Tudo de acordo com as suas prioridades. O importante primeiro é se comprometer com este tempo dedicado a organização todos os dias.
2. Comprometa-se com a Organização por 30 dias
Encare como um desafio. Coloque um mural no seu escritório com os 30 dias de Organização e marque os dias que você está concluindo seus 15 minutos organizando. Você também pode usar um app como o Coach.me para acompanhar o seu desempenho.
3. Ancore a organização a um hábito já estabelecido
Incluir um hábito novo na rotina não é fácil, por isso alie este tempo de organizar com algo que você já está habituado a fazer. Por exemplo, se você já lê toda noite, que tal aliar o hábito de planejar o seu dia ao hábito da leitura?
4. Escolha um horário para organização
E tem que ser um horário que funcione para você e suas necessidades. Não adianta marcar que vai organizar na hora do almoço porque isso pode falhar. E se você não estiver em casa na hora do almoço? Identifique quais são as coisas que você precisa organizar e estipule um horário para fazer isso. A dica de ancorar com um hábito já estabelecido já é um sinalizador de horário.
5. Dê passos pequenos
Organizar o armário pode ser complicado de fazer em um dia corrido. Mas se você faz um pouquinho todo dia o desempenho pode ser incrível! Não pense na velocidade, pense no resultado.
6. Planeje para seus obstáculos
A gente se organiza para os momentos de crise e tempestade. Pensamos em margens de segurança para manter o nosso hábito funcionando. Por isso, avalie quais são as coisas que podem te impossibilitar de seguir com o hábito e ao invés de desculpas pense em soluções para contornar estes obstáculos.
7. Crie prestação de contas para organização
Ao estabelecer uma meta você também precisa estabelecer quando vai reavaliar, revisar e repensar sobre ela. Então ao se comprometer com um mês de organização, já anote na sua agenda para o mês seguinte um horário para avaliar o seu desempenho. Seja honesto, não desanime e continue na rota.
8. Recompense marcos importantes
Conseguiu planejar sua semana todo domingo do mês? Conseguiu destralhar a gaveta? Conseguiu organizar o seu dia todo dia e teve uma semana incrível? Zerou a caixa de email? Celebre! Essa conquista foi fruto do seu esforço e merece ser comemorada!
Organização é qualidade de vida. E este hábito pode fazer muita diferença na realização dos seus projetos, na sua satisfação pessoal e até mesmo na sua saúde.